Detalhes do Produto
SENSOR INDUTIVO NÃO FACEADO
Modelo: LM12-2004B
Diâmetro: 12mm
Comprimento: 63mm
Distancia sensora: 4mm
Voltagem: 90~250V 50/60HZ
Corrente máxima: 400mA
Saída: NF
Comprimento cabo: 2m (+/-5%)
Material do sensor: ABS e latão cromado
Grau de proteção: IP 67
Temperatura de operação: -25ºC~+75ºC
Tipo de cabeamento: -25ºC~+75ºC
Tipo de metais detectados: ferro, aço, inox, alumínio e cobre
Frequência de comutação: 400Hz
Suporte compatível: FSMB12-S e/ou FSMB12-B
O sensor indutivo é composto por um núcleo de ferrite envolto por uma bobina, um circuito oscilador e, por fim, um circuito disparador em conjunto com um amplificador (Disparador de Schmitt).
O princípio de funcionamento do sensor indutivo se dá a partir do um campo eletromagnético variável que é gerado pelo oscilador em conjunto com a bobina na extremidade do dispositivo. Quando um material metálico penetra este campo, são induzidas pequenas correntes parasitas.
Com a indução no metal, ocorre uma diminuição na energia do campo e, consequentemente na amplitude do sinal proveniente do oscilador. Quando este sinal se torna muito baixo, o circuito de disparo percebe a mudança e altera a tensão de saída. Fornecendo uma resposta lógica, de nível alto ou baixo, que pode ser utilizada no controle do processo.
Categorias de sensor indutivo
Ao escolher um sensor indutivo, devem ser levados em conta alguns aspectos construtivos. Dentre os sensores de indução disponíveis no mercado, podem ser encontrados os que possuem tensão de saída em nível contínuo (CC) ou alternado (CA). Os sensores indutivos de saída CC possuem modelos de três ou quatro fios. Enquanto os sensores CA apresentam somente dois fios, sendo sua alimentação feita em sequência (série) com a carga.
O chaveamento do sensor CA pode ser normalmente aberto (NA) ou normalmente fechado (NF), que deve ser escolhido de acordo com a necessidade do projeto. Em alguns modelos, mais especificamente nos modelos CC de três ou quatro fios, os transistores utilizados no circuito amplificador podem ser do tipo PNP ou NPN. Portanto, se o sensor possuir característica PNP, o potencial positivo será ligado e, caso seja NPN, a ligação deverá ser feita pelo fio de potencial negativo.
Quanto aos perfis destes sensores, há dois principais formatos diferentes. Os sensores tubulares (cilíndricos) e os sensores retangulares. As dimensões dos sensores indutivos cilíndricos variam em torno de 3 a 30 mm de diâmetro. Podendo, ou não, possuir rosca externa para a fixação. Já os do tipo dito retangular são encapsulados em dimensões e formatos que diversificados, de acordo com os fabricantes.
A distância de detecção que um sensor indutivo pode apresentar também pode variar de 1,5 mm até cerca de 15 mm no caso de sensores indutivos especiais para longas distâncias.
Quanto à forma de conexão dos sensores indutivos, esta pode ser feita por meio de cabos, conectores, pinos ou terminais parafusados. De acordo com as características de montagem do sensor.